BIEFFE HELMETS

Ano: 2022
Setor: Empresa de Capacetes

Contexto
A Bieffe Helmets, uma marca italiana com produção brasileira de capacetes, alcançou o ápice de sua popularidade nos anos 90. No entanto, ao longo do tempo, sua relevância diminuiu entre a nova geração, resultando em baixo reconhecimento da marca. O aniversário de 50 anos foi escolhido como o momento ideal para reverter essa situação e estabelecer um novo posicionamento.

O que fizemos?
Estratégia, identidade verbal e identidade visual e aplicações diversas.

Desenvolvimento
Para comemorar em grande estilo os 50 anos de sua história, a Bieffe nos convidou para rever sua estratégia de marca e posteriormente ajustar alguns pontos de contato. Identificamos na fase de diagnóstico que seria necessário reverter algumas percepções que o público já carregava, pois ao longo de sua existência a marca “envelheceu” e foi aos poucos perdendo a relevância com o público jovem, adquirindo a imagem de parada no tempo e, como consequência, ficou posicionada abaixo da qualidade real do seu produto.
Nosso desafio foi reposicionar a marca para o público e também para o trade. Entendemos que a Bieffe deveria se apropriar de sua história e assim se tornar referência na produção de capacetes no Brasil, valorizando sua trajetória e se mostrando como experiente e confiável.
A estratégia, norteada por horas de pesquisas e envolvimento, teve como pilar transformar os pontos negativos em qualidades. Com novo arquétipo e persona definidos, a Bieffe assumiu uma identidade de marca conectada, especialista, atemporal e clássica, possibilitando se posicionar como premium em sua categoria.
Ajustamos a marca olhando para cada glifo de forma técnica, trocamos seu descritivo, definimos uma nova paleta de cores, assim como as tipografias do sistema de identidade e o estilo fotográfico. Desenvolvemos também grafismos que dessem suporte na comunicação e aumentassem as possibilidades de aplicação, além de propor sugestões para diversas peças gráficas com a nova identidade visual aplicada.
Segundo o feedback do cliente, a mudança na abordagem e no visual resultou em um aumento significativo no reconhecimento da marca. Em apenas um ano após a implementação do projeto, a nova estratégia permitiu à Bieffe competir de forma mais eficaz, fortalecer parcerias estratégicas e aumentar as vendas em cerca de 10% em volume e 12% em faturamento. A Starplast, empresa proprietária da marca, ainda prevê um crescimento contínuo no market share da marca no futuro.

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