Zaya

Ano: 2025
Setor: Alimentação

Contexto
Zaya é uma marca que surgiu como uma empresa de farinha de ingrediente único: a mandioca. Com o tempo, aumentou o seu portfólio, sempre oferecendo produtos que são seguros para pessoas com alergia severa ou intolerância ao glúten, fortalecendo cada vez mais o seu posicionamento dentro da categoria “snacks saudáveis”. Como estratégia, a marca quer desmistificar os conceitos de que “alimento saudável não é gostoso” e que restrições alimentares são uma barreira para novas criações. Em 2024, ao receber investimento de um grupo igualmente preocupado com a saudabilidade dos alimentos, sentiu a necessidade de reposicionar a marca, identidade e embalagens.

O que fizemos?
Estratégia, Identidade Visual, Tipografia e Design de Embalagem

Desenvolvimento

Como primeira etapa, a marca precisou de ajustes para transmitir mais potência dentro do portfólio de marcas do grupo. A mandioca que fazia parte do símbolo sai de cena e abre espaço para uma marca mais plural e menos nichada.

Como a ideia era mudar sem perder totalmente a essência, a coroa deixa de fazer parte do interno do símbolo e vira protagonista, com um formato que abraça o logotipo.

Para facilitar a leitura, a letra “a”, antes muito arredondada, ganha um novo desenho e todo o conjunto ganha mais peso. Nesse momento sai do forno a tipografia proprietária e exclusiva Zaya Sans, uma fonte completa em caixa baixa. Ela aparece tanto na marca-mãe quanto no nome do produto de maior destaque, Zaytas: a linha de snacks saudáveis e saborosos da Zaya. Com suas extremidades arredondadas – presentes na marca anterior – inclui números em oldstyle, pensados para se mesclar naturalmente à altura das ascendentes e descendentes, além de pares de alternates que funcionam como tempero extra, trazendo diversos usos para o set tipográfico em toda a comunicação institucional. A família também contempla diacríticos e símbolos para atender ao português, inglês e espanhol, garantindo consistência em diferentes contextos de uso. Selos evidenciam os diversos benefícios dos produtos como a ausência de glúten ou lácteos, sabor, versatilidade e praticidade da farinha, quantidade de proteínas etc.

Ilustrações divertidas ajudam a exemplificar o universo da marca, da farinha aos snacks. Aqui, a mão ilustrada e cheia de personalidade entra em cena: ela brinda e celebra com amigos que compartilham a mesa, quebra as lascas ou mergulha com tudo no pacote trazendo à tona o principal atributo de Zaytas: a praticidade.

Já pensando nas embalagens, organizamos e hierarquizamos as informações, desenvolvemos 3Ds mais fiéis aos produtos, tudo isso sem tirar o protagonismo do nome Zaytas, tão presente no layout original. Cada um deles recebe uma cor principal para destacar o sabor e cores secundárias que se conectam com a linha inteira.

“Todo mundo em volta de uma mesa, que não deixa ninguém de fora”. A ideia aqui é oferecer alimentos inclusivos: adultos compartilham com idosos, jovens e crianças – cada um escolhe o que deseja consumir. Há quem prefira degustar um snack ou quem prefira comer um bolo. Tá tudo bem! O mais importante é que Zaya faz bem para todo mundo.

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