Em uma era com excesso de informação, marcas lutam para serem relevantes e conquistarem espaço nas mentes dos seus públicos de interesse. É fato que marcas que se posicionam de forma clara e conseguem comunicar sua essência de maneira efetiva, em todos os pontos de contato com seus públicos, possuem uma grande vantagem. Sem um posicionamento bem definido, essa tarefa pode demandar mais investimentos e esforços para seus gestores.
Branding é um termo frequentemente utilizado de forma incorreta, comumente usado para descrever a forma gráfica de uma marca. Na verdade, ele significa tudo que envolve a gestão de marcas. Para gerir uma marca é necessário um conjunto de estratégias que vão nortear toda e qualquer ação, tanto internamente quanto para os públicos externos. Deve fornecer, de forma consistente e repetida, a combinação ideal de diversos conceitos injetados em um produto ou serviço. Ele deve oferecer diretrizes para a marca e ser ligado às estratégias atuais e futuras do negócio.
É muito mais do que apenas criar uma marca e comunicá-la para o mercado. Requer um envolvimento corporativo a longo prazo, alto nível de recursos e habilidades. É o esforço de uma empresa na criação de valor agregado, com o objetivo de satisfazer clientes para que mais pessoas comprem mais coisas por mais anos a um preço mais alto.
Definir uma estratégia de marca reforça a reputação, aumenta e cria uma proposta de valor que vai diferenciar sua marca no mercado, otimiza o investimento e cria a cultura da empresa. Ela envolve todo o ecossistema da marca e deve influenciar a estratégia de negócios e a estratégia de comunicação.
Ele passa pelo diagnóstico e nos leva até às estratégias de implementação, o que garante a consistência do projeto do começo ao fim. Aqui, falamos do que está por trás da marca, o que vem de dentro para fora das corporações.